A Revista Tertúlia é uma das ações do Projeto Desengaveta Meu Texto. Este Projeto está sendo desenvolvido na escola Tertuliano Maciel com/pelos alunos e tem como objetivo principal incentivar a leitura, a produção e a circulação do texto do aluno e do professor. A Revista Tertúlia tem publicações semestrais e conta com três seções: textos dos alunos, textos dos professores, textos dos convidados. Além dessas partes, contém outras informações necessárias à vida do estudante, como dicas para os estudos, dicas para o uso correto da língua, enquetes, curiosidades, dentre outras.

Nessa edição, temos textos representativos dos seguintes seguimentos: Fundamental I, Fundamental II, EJA, Novo Mais Educação. O único critério estipulado para publicar na Revista foi a revisão textual, ou seja, os textos deveriam passar por diferentes estratégias de reescritura (individual, coletiva, escrita, oral etc.). Os próprios professores das turmas foram os responsáveis por indicarem os textos a serem publicados. Devido à alta demanda nesta edição, nem todos os textos indicados foram publicanos, mas certamente serão em edições futuras. Pedimos aos professores e a equipe editorial dessa Revista que tivessem cuidado durante a revisão textual para não apagarem as marcas de autoria dos alunos, ou seja, de preservar o sentido que eles quiseram imprimir ao texto.

Desejamos aos caros leitores uma ótima leitura e contamos sempre com a colaboração de todos para o sucesso do Projeto e desta Revista. Estamos à disposição para acolher sugestões de melhorias para futuras publicações.

Patrícia Silva Rosas de Araújo, Organizadora geral do
Projeto Desengaveta meu texto e da Revista Tertúlia

A Secretaria Municipal de Educação de Queimadas, através da Escola Tertuliano Maciel, promoveu na última terça-feira (10), a I Litter’Art. O evento contou com a participação de professores, alunos, funcionários e a comunidade. O objetivo foi levar ao conhecimento de todos os presentes apresentações culturais, dentre as estas, declamações de poemas e exposição de trabalhos realizados em sala de aula.

Durante o evento, a escola apresentou também os projetos desenvolvidos através da articulação entre leitura, escrita, arte e literatura. A secretária de Educação, Delúsia Barros explicou que trata-se de uma iniciativa que objetiva a ampliação do nível de conhecimento dos alunos.

O ponto culminante do evento foi o lançamento da Revista Tertúlia com publicações dos textos produzidos pelos alunos e professores da Escola Municipal Tertuliano Maciel. A revista surgiu como iniciativa para promover a circulação da produção textual da escola, buscando o desenvolvimento integral dos alunos e sua preparação para a participação nas práticas letradas, explicou a diretora.

Fonte: www.queimadas.pb.gov.br/noticia?id=205

LER ONLINE

Um comentário sobre “Lançamento da Revista Tertúlia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.