O Projeto

O Desengaveta é a minha contribuição, para que o texto do aluno não morra nas mãos do seu professor.”

Patrícia Rosas

Coordenadora do Desengaveta

O Projeto

Missão

Desengavetar textos, sonhos e oportunidades de alunos da escola pública em diversas situações de aprendizagem.

Visão

Tornar-se uma referência na educação, através de um instituto educacional que desenvolve, implementa e compartilha experiências leitoras e escritoras de alunos e profesores da escola básica.

Valores

BIBLIOTECA ESCOLAR: Valorizar a biblioteca escolar como espaço privilegiado de cultura, conhecimento e práticas leitoras, sendo palco de circulação de poetas, escritores, leitores. Aberta ao público estudantil e suas famílias.
FORMAÇÃO: Contribuir para a formação leitora dos alunos, professores, equipe gestora e pedagógica, no que diz respeito ao conhecimento das teorias e experiências sobre leitura, literatura, escrita, formação de bibliotecas, dentre outros temas afins.
EMPATIA: Escutar o aluno e o professor em seu contexto de atuação conhecendo seu jeito de ser, agir, fazer.
RESPEITO: Respeitar a diversidade socio-econômico-cultural na qual estão inseridos alunos, professores e comunidade escolar, agindo sem preconceito ou prejuízos a imagem destes. Ao mesmo tempo que buscamos promover a tolerância e a paz por meio da leitura.
SOLIDARIEDADE: Agir com solidariedade, compartilhando materiais didático-pedagógico, livros, revistas e/outros materiais para subsidiar o trabalho do professor e do aluno em sala de aula, ajudando-os a conquistar seus objetivos educacionais.
PROTAGONISMO: Dar ao aluno e professor condições de agir com protagonismo em todas as situações de ensino-aprendizagem.
COLABORAÇÃO: Buscar a colaboração com outros projetos e/ou instituições de âmbito regional, estadual e nacional, agregando suas marcas e serviços ao Desengaveta Meu Texto, a fim de fortalecer as ações já desenvolvidas e/ou construir novas atividades.

Nossa História

Desengavetando textos
sonhos e oportunidades.

2017
O início do Projeto, com a Tertúlia Nº 1.

2018
Revista Tertúlia Nº 2 é finalista do Jabuti.

2019
Nos tornamos um Projeto de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas.

2020
Nosso campo de trabalho passa a ser as Escolas da Rede Estadual.

Depoimentos

O Desengaveta é a minha contribuição, para que o texto do aluno não morra nas mãos do seu professor.”

Patrícia Rosas

Patrícia Rosas

Coordenadora do Desengaveta

O Projeto irradia suas luzes para contextos próximos e distantes”

Vera Batalha

Vera Batalha

Supervisora do Desengaveta

Quando o simples realiza o extraordinário!”

Luciano Nascimento

Luciano Nascimento

Diretor da EDUEPB

O Projeto Desengaveta Meu Texto surgiu das experiências de sala de aula da professora Patrícia Rosas. Logo após terminar seu doutoramento em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba, no ano de 2017, a professora retorna para sala de aula da educação básica para ensinar alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Logo nos primeiros dias de aula, ela se depara com velhas práticas tão comum a qualquer sala de aula do país: “professora, é para copiar?”; “professora, essa atividade é para nota?”; “professora, quantos pontos valem essa atividade?”; “professora, vai dá o visto no caderno?”; “professora, vai fazer prova?”.

Tais perguntam inquietaram a professora que se viu obrigada a tomar uma decisão: continuar na sua zona de conforto e seguir o caminho já estabelecido, tão conhecido pelos alunos; ou romper com prática e buscar uma zona de superação e crescimento. Lidando com desafios e problemas, mas tendo a certeza de que os resultados desejados viriam. Alguns, imediatamente, outros, a longo prazo.

Nessa tomada decisão, a professora escolheu ir adiante. Daí surgiu o Projeto Desengaveta Meu Texto. A ideia deste Projeto é oportunizar novas experiências leitoras para além da obrigatoriedade de ser aprovado ou reprovado. É dar ao aluno e ao professor conhecer outros caminhos que os fizessem obter resultados mais animadores, tirando o texto das “gavetas da sala da aula” (do anonimato de quatro paredes), fazendo-o circular nas mãos de leitores reais, tanto na própria escola, como na comunidade ou para além das fronteiras locais e/ou globais. Desengavetar é um verbo de ação. Impulsiona. Instiga. Move. Não é possível achar que a sala de aula se resuma à troca de favores: o aluno faz a atividade e em compensação o professor lhe dá uma nota ou alguns pontos. Ensinar e aprender vão muito além dessa experiência reduzida: você faz, você recebe.

Na escola, geralmente, se ensina a ler para escrever. Nós, porém, acreditamos que que o sujeito tem algo a dizer e, em função desse dizer, ele busca textos para ler e escrever. Essa inversão de atitude parece simples, mas é revolucionária. Tão revolucionária que em pouco tempo o Projeto obteve reconhecimento nacional.

Os resultados pedagógicos também são surpreendentes. Alunos lendo e produzindo textos com qualidade, com liberdade de expressão, criatividade e autonomia. Sendo sujeitos da sua história, deixando rastros de sua subjetividade, das posições ideológicas assumidas, das suas vontades, dos seus medos e dos seus conflitos. Porque é assim que entendemos o texto: um enunciado dialógico constituído na/pela vida.

  • Finalista do Prêmio Jabuti 2018, no Eixo Inovação na Formação de Novos Leitores;
  • O Documentário “Nas Asas da Leitura e da Escrita” apresentando o método de trabalho do Projeto, vence em 2019 o 11º Festival Comunicurtas, na categoria Reportagem.
  • Finalista do Prêmio Educar para Transformar,  promovido pela MRV no ano de 2019;
  • Vencedor em 2019 do Edital Os anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola, promovido pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Itaú Social;
  • Vencedor do 24º Concurso FNLIJ: Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil em 2019.
  • Em 2020 recebe o Prêmio Cactus, oferecido pela ABES como Parceiro Amigo da Cultura.
0
Alunos
0
Textos
0
Ateliê
0
Gavetas
0
Publicações
0
Prêmios

Desengaveta meu texto © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Editora Leve © 2020.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this