Tertúlia Nº 4

R$0,00

Quarta edição da Revista Tertúlia, principal vitrine editorial do Projeto Desengaveta Meu Texto.

Ler Online
Limpar
REF: ISSN2594455X-4 Categoria: Tags: , IDENTIFICAÇÃO do produto: 1743

Descrição

Caro/a leitor/a, chegamos a 4ª edição da Revista Tertúlia com muitas novidades para contar. A primeira novidade diz respeito ao apoio financeiro. Quem nos acompanha sabe que a Revista Tertúlia é um periódico do Projeto Desengaveta Meu Texto. Este projeto atualmente tem sido realizado com apoio e financiamento da Fundação Itaú Social em parceria com a Fundação Carlos Chagas, no âmbito do “Edital de Pesquisa Anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública”. Graças a robustez desse apoio crescemos e irradiamos nossas luzes para outros contextos (próximos e/ou distantes), alcançando um número maior de leitores. Assim, nossa segunda novidade diz respeito ao campo de abrangência. Hoje, estamos presente na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, especificamente na 3º Gerência Regional, situada na cidade de Campina Grande, abrangendo cinco escolas públicas localizadas na periferia da cidade, atendendo alunos entre 11 e 14 anos de idade. Nossa terceira novidade diz respeito ao nosso público-alvo. Antes, acolhíamos alunos das diversas etapas da Educação Básica. Agora, devido ao edital de financiamento, abrangemos de modo mais específico os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos). Isso nos aponta para um caminho com metas mais claras e objetivas, quais sejam: propor soluções efetivas e eficazes para as dificuldades de aprendizagens de leitura e escrita desses alunos. A escolha pelos anos finais é motivada pela falta de atenção das políticas públicas sobre essa etapa.

Fora as novidades, consolidamos algumas escolhas. A primeira diz respeito ao tripé organizacional da Revista. Continuamos recebendo textos de alunos (especificamente dos anos finais), professores (de todas as áreas) e convidados (público em geral, inclusive alunos de outras etapas escolares). A segunda diz respeito à temática. Continuamos trabalhando sob o guarda-chuva de uma temática central. Assim, a temática que norteia essa 4ª edição é “Memória: o passado é ponto de partida para novas histórias”. Por essa razão, o/a leitor/a encontrará diversos gêneros (crônica, memória literária, poema, depoimento…) que trazem a memória à tona.

Por fim, não tenho dúvidas de que esta tem sido a melhor edição da Revista até o momento. Graças ao esforço coletivo dos alunos, professores, diretores, coordenadores, secretários, instituições, colaboradores e toda a equipe editorial da Revista. Sinto que o/a leitor/a encontrará um pouco de si nas páginas que seguem. Afinal de contas, quem não tem um passado para contar, para relembrar, para reviver ou até mesmo para esquecer? Interaja conosco e compartilhe suas memórias

Patrícia Rosas

Informação adicional

Autor(a)

Desengaveta meu texto

Ano

Dezembro 2019

Registro

ISSN 2594-455X

Editora

Leve

Formato para baixar

PDF

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Tertúlia Nº 4”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desengaveta meu texto © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Editora Leve © 2020.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this